'Bots': nós vamos invadir sua praia por uma boa causa | TRIA Software

‘Bots’: nós vamos invadir sua praia por uma boa causa

A automação de processos robóticos, o chamado RPA, já é uma realidade nas empresas brasileiras para economia de tempo e recursos, mas não substituirão os humanos.

Segundo o relatório da Gartner Magic Quadrant de 2019 sobre RPA, à medida que as organizações buscam maneiras de melhorar a eficiência operacional e integrar sistemas com novos aplicativos corporativos e negócios digitais, a automação de processos robóticos continua aumentando sua presença. Essa realidade faz que empresas de TI, como a TRIA SOFTWARE, busquem se especializar no desenvolvimento de softwares robôs (bots) para automatizar processos de tarefas repetitivas, maçantes muitas vezes para os seres humanos.

E as soluções de RPA estão sendo aplicadas cada vez mais nas empresas pelo mundo, sendo reconhecidas como uma tecnologia por volta do ano de 2010. Atualmente é praticada para executar tarefas que vão do atendimento a clientes até processos fiscais e tributários dentro de ERPs.

Suas principais vantagens é aumentar a capacidade produtiva dos funcionários, que passam a executar tarefas mais analíticas, inclusive pelos ‘bots’ serem capazes de integrar sistemas e dados ao ponto de gerar relatórios em um único painel para serem analisados pelos humanos, ou seja, ao invés de acessar vários sistemas para colher informações, os dados estarão modelados pelo software robô, muito mais fácil e rápido para a tomada de decisão.

Outra vantagem é que os scripts são projetados para replicar as ações de uma pessoa interagindo com os sistemas ou documentos que, normalmente, não possuem APIs efetivas. Cada interação leva um ou dois segundos, o tempo de execução do processo cai bruscamente.

Aqui no Brasil os ‘bots’ estão ganhando mercado, as empresas brasileiras já estão identificando oportunidades de automatizar seus processos, ou ainda, em alguns casos de processos padrões, como o envio de obrigações fiscais e tributárias é possível encontrar soluções de RPA já prontas, como é o caso do SPED-T da linha Fisco Manager da TRIA SOFTWARE, um RPA que envia automaticamente os arquivos de SPEDs.

Os ‘bots’ estão aí para executarem tarefas repetidas que muitas vezes desmotivam os funcionários, por serem algo maçante, ou seja, a aplicação desta tecnologia vem para contribuir para um melhor aproveitamento do trabalho, otimizando o tempo das pessoas que passam a trabalharem em algo mais significativo, assim, porque não mais motivadas.

Assim, a invasão desta tecnologia não é algo ruim, pelo contrário vai contribuir para um melhor desempenho de sua equipe.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
× Fale conosco!